terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que é o fogo, afinal?

Uma das descobertas mais importantes da história da humanidade, o fogo pode ser tanto fonte de vida como de morte e destruição. Mas, afinal, o que é fogo?
Para Aristóteles, era um dos quatro elementos fundamentais que formavam o mundo. Para aqueles que acreditavam na mitologia grega, era um artefato dos deuses, roubado pelo titã Prometeu e dado à humanidade.
“A química pode nos explicar a receita do fogo, mas o show de luzes é pura física”, apontam os autores do canal do YouTube MinutePhysics.
Antigamente, muitos químicos acreditavam que o fogo era resultado da liberação de uma substância chamada flogisto (ou flogístico). No século 18, contudo, investigações revelaram um ingrediente mais realista: o oxigênio.
O fogo resulta de uma reação química de combustão, que libera luz e calor. Quando as partículas do material combustível ficam aquecidas (eis a parte física do fenômeno), elas se tornam incandescentes e são lançadas para cima.
O formato das chamas também tem uma base física: a gravidade da Terra atrai as partículas e faz com que a base da chama seja mais larga do que a ponta. “Se você acender um fósforo em um ambiente sem gravidade, a chama se expande como um balão”.[Life's Little Mysteries] [Minute Physics]

Um comentário:

  1. O fogo é um composto de gases em altas temperaturas que podem se transformar em plasma, por esse motivo , apresentar dois estados da matéria, gasoso e plasma, não pode ser definido.

    ResponderExcluir