sábado, 26 de janeiro de 2013

3 razões pelas quais Metas, Dietas e Relacionamentos Falham

Mais um texto genial de um dos meus blogs favoritos. Leio, gosto e compartilho :-)
 Você define um plano em sua mente. Escolheu uma nova dieta. Ou  começou um novo relacionamento, cheio de esperança que desta vez tudo  dará certo.
 Mas logo se vê escorregando para antigos hábitos. Trapaceou a dieta,  desistiu de perseguir o objetivo, ou decidiu que não estava chegando a  lugar nenhum no novo relacionamento. Mais uma vez, começa a sentir um  gostinho de fracasso, confusão e frustração como se estivesse  acontecendo tudo de novo.
 Isso acontece, geralmente, por 3 razões:

1. Dá para confiar?
Quando estabelecemos um novo hábito, habilidade ou relacionamento, precisamos ter CONSISTÊNCIA.
Consistência no sentido de repetir regularmente o mesmo comportamento ou ação.
Repetição regular cria confiança.
Sem confiança vivemos no tudo ou nada e este comportamento é baseado no medo.
Então, em relação a dieta; este comportamento de tudo ou nada cria uma  descrença do corpo em relação a ser alimentado, que, portanto, acaba  armazenando gordura para estar preparado para os períodos sem comida.
O que o corpo precisa é de equilíbrio nos grupos certos de alimentos,  ingestão regular (pouco e sempre), que significa no máximo 3 horas de  espaçamento entre refeições, exercícios regulares (para que possa obter e  liberar energia).
Relacionamentos também precisam de consistência, para que  possamos ter confiança. Nos apaixonamos e encontramos diversão baseados  em confiança.
Nós apenas sentimos que alguém é digno de confiança se o que esta pessoa  faz, diz e se comporta é compatível. Se não, há uma inconsistência e  naturalmente nos tornamos desconfiados, descrentes e até mesmo ansiosos  em relação ao relacionamento.
Sem confiança não pode haver relacionamento.
Quanto a estabelecer uma meta, o comportamento “tudo ou nada” pode gerar  a impressão que o caminho para chegar ao objetivo não importa. Acabamos  focando nos resultados imediatos e, quando estes resultados não  aparecem, cessa o esforço. pelo medo de falhar.

2. Você deu tempo?
  “Adote o passo da natureza: o segredo dela é paciência.” - Ralph Waldo EmersonO verdadeiro sucesso leva tempo, quando nos apressamos para nos esconder do medo, falhamos.
Sem reconhecer nossos medos, pensaremos que não somos bons o bastante e  insconscientemente iremos sabotar as situações, relacionamentos e  conquistas, por querer resultados imediatos, perfeição, reconhecimento. E  quando isto não acontecer, apenas nos convenceremos que não deu certo,  não era para ser etc.
Como realmente saberemos, se nunca demos tempo para sermos bem sucedidos?
Diminua o passo e as expectativas e dê tempo para estabelecer confiança e consistência para então começar a ver resultado.
Permita que as coisas tenham seu tempo de maturação, alteração e  repetição, então uma fundação forte pode ser estabelecida. Não é  possível construir uma casa forte sem bons alicerces e na vida as coisas  não são diferentes.
Precisamos paciência para que isso aconteça.
Como qualquer jardineiro sabe; é preciso tempo e carinho com as plantas para se certificar que estão recebendo o que precisam.
Então, é preciso esperar para que as plantas sigam seu curso.
3. Sem prazer, porque se preocupar?
 Ter paciência é difícil, mas a chave de tudo está em apreciar  o processo. Se não houver nenhuma recompensa, a desistência é mais  provável.
Ficar feliz com pequenas conquistas e aproveitar pequenos prazeres é o que nos move e motiva a continuar.
No livro de Paul McKenna “I Can Make You Thin” (Eu posso te deixar  magra), o foco é na consciência do comer, para perder peso. Comer sem  distrações, apenas você e sua refeição. Nada de TV, música, leitura ou  mesmo conversa. Assim você pode aprender a ficar mais alerta a sensação  de fome (e quando ela cessa) e usar todos o seus sensorial para  aproveitar ao máximo a experiência (prazer).
 Ter a intenção de estar completamente presente no momento é o primeiro passo. Se deixar sentir prazer é o segundo.
O mesmo serve para os relacionamentos: coloque o foco da atenção em  apreciar o tempo junto e em como você se sente na companhia da outra  pessoa, sem pensar paa onde tudo está caminhando.
Se estão juntos é porque a outra pessoa gosta de você, então relaxe e  aproveite. Permita-se estar verdadeiramente naquele momento sem se  preocupar o tempo todo com o futuro.
Quando falamos de desenvolvimento pessoal ou objetivos de carreira, é  realmente importante se recompensar pelas pequenas conquistas que são  feitas todos os dias. Se colocá-las todas juntas, verá que elas o  levarão ao seu objetivo.
O mais importante é ter o objetivo de aumentar o prazer no seu dia a  dia. Mude alguns padrões no trabalho: faça direito seu horário de almoço  fora do escritório, faça uma caminhada, leve de lanche algo saudável  que você gosta, leia um livro ou ouça música por 30 minutos. Tenha como  meta ter um “mini feriado” dentro do seu dia.
 Pratiquem a consistência, a paciência e o prazer nas pequenas coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário