sábado, 26 de janeiro de 2013

Carro inteligente aprende com o motorista e pode salvar sua vida

Não estamos falando de nada tão avançado quanto Kitt do seria Super Máquina mas de um novo sistema de computadorizado chamado de Drivsco, que consegue “aprender” como o motorista se comporta. Quando o motorista faz algo de diferente, que possa botar em risco a sua segurança, o sistema gera um alarme para avisar ao motorista sobre o risco.
Diferente de outros projetos semelhantes, o Drivsco investiga a forma como o motorista faz curvas, por exemplo, e à noite tem uma aplicação especial, já que interpreta as ações do motorista considerando que a sua visibilidade fica afetada.
A equipe que projetou o sistema estima que 42% de acidentes fatais acontecem à noite – um número bastante preocupante, considerando-se que o trânsito diminui em até 60% neste horário. Muito deste problema acontece devido à dificuldade na visibilidade, problema solucionado, em grande parte, pelo novo sistema.
Cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, desenvolveram um sistema de análise da “visão” do motorista em um único chip, que poderá ser utilizado em vários tipos diferentes de carros no futuro.
Durante a fase de testes da Drivsco, os pesquisadores dirigiam os carros, de modo que o sistema reconhecesse seu estilo de direção. Além disso, era utilizado um tipo de GPS altamente preciso. De acordo com os pesquisadores, os testes preliminares são promissores, e mostraram que o novo conceito de sistema de segurança é bastante útil.
Eduardo Ros Vidal, da Universidade de Granada, afirma que o projeto não pretende desenvolver um sistema de direção automática, e sim um sistema de assistência avançada para os motoristas. O principal objetivo do Drivsco, segundo ele, é evitar acidentes e contribuir para a atenção dos motoristas. [Science Daily]

Nenhum comentário:

Postar um comentário